terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Onde está a tendência?

Por Katiuscia Lucchese (para o site Santa Moda)

Uma menina de cabelos vermelhos nas ruas de Tóquio pode ser tendência. O minimalismo chique da garota francesa pode ser tendência. A chita rodada da menina do interior pode ser tendência. Assim como o mais novo chip de computador.

Cabe ao profissional de moda misturar isso tudo, a partir das necessidades que detecta em seus consumidores. Aí está a chave: mesclar o que o mercado quer com o que se vê por aí. E criar o novo a partir do que já existe, sem fórmulas mágicas, mas com muito feeling.

Essa capacidade de sentir o que vende, o que se dissemina como moda faz o diferencial de alguém que cria. Isso porque a moda se diferencia da arte exatamente porque precisa ser vendida, comercializada. Só assim uma criação vira moda, e por isso se chama de modismo o que se vê aos montes pelas ruas. Existem coisas que não saem de moda, essa é uma verdade. O básico, o clássico. Mas a tendência vem tornar diferente o que está no armário. E a troca de acessórios, de formas, de combinações constrói um novo tempo, recheado de novidades.

Mas onde está a tendência? É preciso dizer que ela está em todo lugar, e que é uma combinação de algo totalmente planejado com algumas apostas sortudas. Algumas tendências realmente acontecem e se eternizam, outras não passarão de mais uma tentativa de emplacar uma moda.

O que faz da tendência algo notável é a capacidade que se tem de senti-la e de construir em volta dela o impossível de não se consumir. Construir do nada, tudo, pode ser o grande segredo da moda.

Fonte: http://www.santamoda.com.br/modanua.asp?codigo=1716

2 comentários:

Antonietta disse...

Janaaaaaaaaaaa!!! Vc fez MARAVILHAS na minha cabeça! Surgiu tudo, estalou o mundo, to correndo pra anotar!!!!
xD

Janaina Salvego disse...

não fui eu! rs
esse texto eh de outra pessoa... e acho ele ótimo! rs q bom q gostou tb.